Atividades


Vários são os instrumentos que promovem mudanças sociais, um deles é o exercício da advocacia em caso de violação de direitos humanos. Assim, a DIVERSE desenvolve um trabalho especializado em oferecer assessoria jurídica, orientando sobre os procedimentos a serem tomados nas situações de discriminação, como a propositura de ações judiciais, civis, criminais, individuais ou coletivas, no âmbito nacional e internacional. Encaminhamento de interessados para organizações parceiras, com a finalidade de proporcionar o engajamento social e político em ações sociais.


Condução de conflitos coletivos e interpessoais, judiciais ou não judiciais, para a solução consensual: São reuniões realizadas por mediadores, primeiramente separadamente com as partes envolvidas no conflito, e, posteriormente, com todos os envolvidos. Metodologia específica é utilizada para que se estimule o encontro de soluções satisfatórias para todos, de maneira respeitosa, consensual e construtiva. É especialmente indicada para casais, discriminação, danos materiais e morais, conflitos que envolvam vários atores e vítimas. Se você tem interesse em solucionar o conflito que está vivendo por esse meio consensual, pode dar início a esse processo nos procurando.


A DIVERSE mantém parceria com o Instituto AMMA Psique e Negritude que desenvolve atendimentos psicológicos especialmente voltados a pessoas que vivenciam a discriminação.


 
FORMAÇÃO PARA A DIVERSIDADE: Apesar da discriminação, do racismo, do machismo, etc. e preconceito serem condenados pela racionalidade da maioria das pessoas, elas não estão livres de manifestar-se de maneira discriminatória, muitas vezes, sem ter a consciência disso. As emoções sempre presentes nos debates sobre essas questões revelam a tensão emocional que o tema provoca, o que nos leva a crer que a eliminação da conduta discriminatória está longe de ser atingida somente pela ideia de que não é justa. Por isso, uma formação que tenha como objetivo a transformação de condutas discriminatórias envolve, além do conhecimento teórico sobre a questão, metodologias participativas, dinâmicas de sensibilização e reflexão sobre o individuo e as relações sociais, junto a um conteúdo informativo de abordagem multidisciplinar que contextualiza a situação que vivemos atualmente aos aspectos históricos, políticos, antropológicos, sociológicos e psicológicos relacionados. Junto a isso, é fundamental o conhecimento teórico sobre conceitos e práticas de Diversidade, Igualdade e Direitos Humanos. A DIVERSE também se dedica a elaboração e divulgação de materiais educacionais voltados à promoção da Diversidade e Direitos Humanos.



EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: Apesar de conhecida a expressão “Direitos Humanos”, o seu significado ainda é muito desconhecido e suas ferramentas muito pouco usadas em nosso país. Para os que atuam na área, é certo que, além do uso de seus instrumentos contribuírem significadamente para o fortalecimento da democracia, o conhecimento e uso cotidiano dos princípios dos Direitos Humanos nas relações sociais engrandecem o espírito das pessoas e por isso altera todo um ambiente social! Especialmente a DIVERSE se ocupa da EDH na formação, pesquisa, elaboração e divulgação de materiais educacionais voltados à promoção da Diversidade e Direitos Humanos, destinadas à mídia, empresas, organismos da administração pública e ONGs. 
 

Implementação de programas de políticas empresarias de emprego e convívio em Diversidade e princípios dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Sustentável. Elaboração de programas sociais institucionais para investimento social privado e gestão de projetos sociais.

Várias são as demandas que vimos surgir na época contemporânea que pressionam todos os ramos do conhecimento a se voltar para a pesquisa de novos instrumentos mais adequados para lidar com os desafios mais complexos, fazendo com que a interdisciplinaridade e a visão chamada de sistêmica sobre os fenômenos da realidade passem a ser consideradas como uma necessidade. A globalização, o desenvolvimento intenso da comunicação e das relações virtuais, o conhecimento mais profundo sobre áreas que nos levam a concepções universais e específicas da humanidade, como a área ambiental, a exclusão social globalizada de grupos sociais minoritários e comunidades nacionais e internacionais, fazem os mecanismos tradicionais desenvolvidos pela sociedade para regular, administrar, educar e dirimir conflitos tornar-se ineficientes diante dos olhos dos profissionais que, por muitas vezes, sentem-se sem ferramentas para atuar de forma minimamente satisfatória nas atividades de seu cotidiano. Diante disso, organizações nacionais e internacionais trabalham para criar orientações bastante significativas destinadas a implementação de programas voltados à Responsabilidade Social das Empresas, envolvendo ações de diversidade, de consciência e respeito aos Direitos Humanos e Desenvolvimento Sustentável.


Política públicas voltadas à promoção da diversidade:
Políticas para promoção dos direitos das Crianças, Adolescentes, Jovens, Negros, Mulheres, Indígenas, Idosos, pessoas com deficiência.
Consultoria em metodologias voltadas ao exercício da democracia participativa: Elaboração de estrutura municipal para a criação de conselhos, condução e Conferências; Capacitação de conselhos em ferramentas de advocacy, em monitoramento de políticas públicas, em desenvolvimento dos instrumentos de diagnóstico, gestão de projetos, políticas de financiamento e gerenciamento de fundos.