Diverse


A cultura da diversidade é o ponto central de qualquer política de promoção dos Direitos Humanos. Isso porque não há igualdade sem o reconhecimento e respeito à diversidade. Além disso, inúmeros são os conflitos violentos que ocorrem no mundo em razão das diferenças. Por isso, a missão da DIVERSE é a promoção da cultura da Diversidade e dos Direitos Humanos.

Acredita que promover a diversidade é contribuir para a transformação da sociedade para aquela em que exista a convivência frutífera e saudável das diversidades em um ambiente sustentável.

Isso envolve o direito a não discriminação e à liberdade para o exercício da diversidade, o multiculturalismo e a cultura da valorização da diversidade. Isto é, a formação de um ambiente social em que as diferenças deixem de ser um fator que provoque a vulnerabilidade social, cause intranquilidade, ameaça e violência; deixem de ser rejeitadas e motivo de desigualdades sociais. Ao contrário, um lugar social em que a diversidade possa ser vivida sem que isso represente risco à violação de dignidade humana; em que as pessoas passam a ser socialmente seres mais completos, compartilhando não apenas parte das suas características, mas outras tantas partes delas; que as diferenças passam a ser vivenciadas publicamente com segurança, suas manifestações sejam estimuladas para que troquemos mais conhecimento e crescimento, sendo todos beneficiados pelo espaço enriquecido pelas diversidades humanas e ambiental.

Para isso, já sabemos que não basta colocar em mesmo espaço um monte de gente diferente. É preciso, junto a isso, de políticas públicas, políticas empresarias, informação e formação de pessoas que levem ao convívio social novos paradigmas e valores para que se desenvolvam as boas e mais justas relações no ambiente diverso.